sexta-feira, 1 de maio de 2009

HAMILTON RODRIGO ARAUJO FREIRE DE ANDRADE DIZ QUE VENHA SANTIAGO DO CHILE

Hamilton Rodrigo Araújo Freire de Andrade

Santiago do Chile ai vou eu…
Maio 1, 2009

Aos que possam interessar;

Com a maturidade foi ficando mais fácil identificar as fases da minha vida. Os ciclos se sucedem, assim com o as estações do ano. Ao fazer tal constatação, que hoje me parece tão óbvia - embora nem sempre tenha sido assim -, dediquei-me a desenvolver uma capacidade de adaptação que agora me permite conviver quase que pacificamente com estes movimentos.

Digo isso porque neste momento comemoro o final de mais um ciclo. Ainda não sei qual será o próximo. E aprendi, também, a conviver sem muita angústia com esta etapa: a da incerteza. Quando ainda não sabemos o rumo que a vida vai seguir. Ou que rumo daremos a ela. Este compasso de espera. Este tempo que antecede cada passo, como um intervalo entre a inspiração e a expiração. Tempo de observar. Sentir. Principalmente sentir. Decidir sem pressa. Respirar. Um passo por vez. Deixando todas as sensações se manifestarem como quando andamos num terreno meio nebuloso e desconhecido. Despedida e comemoração. Comemoração.

Olho para trás com muito orgulho, porque reconheço uma bonita trajetória. Muitas vezes as pessoas que se apropriam do que é seu são vistas com maus olhos. Tenho o hábito de não omitir créditos a quem os têm de direito. Em contrapartida, não tenho mais pudor em me apropriar do que é meu. Por isso vejo, sem falsa modéstia, e reconheço os méritos do meu trabalho.

Nestes anos as dificuldades foram gigantescas. Mais uma vez, não entrarei em detalhes para não correr o risco de falar mais que devo, nem perder a elegância.

Dedicação, seriedade, rigor ético. Todas as minhas convicções postas à prova. A vontade de me superar sempre me acompanhou, em todos os momentos, não me deixando fraquejar. Infinitas noites sem dormir. Intensas e terríveis dores musculares. Tristeza. Muita tristeza. Momentos de topo e momentos de absoluto chão… Foi assim.

Não sou adepto das coisas mais fáceis. Nunca fui. Some-se a isso, o prazer que dá poder sentir, uma vez mais, o sabor de não ter medo da vida. Fazer parte dela, apenas. Com liberdade. Responsabilidade, audácia. E coragem. Aceitando o caminho. Lançando-me à aventura que é viver.

Agradeço a generosidade das pessoas que passaram pela minha vida. Agradeço às pessoas que trabalharam comigo; tenho admiração por muitas delas. O carinho dos que me acompanham. Agradeço aos que não foram levianos, e evitaram criticar antes de conhecer o meu trabalho e avaliar meu desempenho. Agradeço também aos meus questionadores e críticos que usaram do bom senso antes de atirar mais uma pedra. Aos que me apredejaram indignamente foi interessante saber que não é assim que se faz com as pessoas, mesmo quando a gente erra. Mas creiam o saldo é positivo. Tranquilo, e feliz pela sensação do dever cumprido, despeço-me desta fase.

Pretendo continuar mais presente do que nunca no meu blog. Não tenho planos. Corpo forte. Mente serena. Emoções equilibradas. Seguir em frente. Sempre seguir em frente. Porque, afinal, a vida insiste em pulsar mais forte.Sei que estarei muito longe de todos. Muito longe do espetáculo, as vezes, funesto das almas e dos corações.

Não sei o que a clandestinade me reserva, mas sigo como apenas um discipulo errante e navegante em busca do oásis abençoado.

Hamilton Rodrigo Araújo Freire de Andrade