domingo, 14 de setembro de 2008

Algumas questões do meu estudo pessoal de Filosofia Cristã na Idade Média...

Qual o vínculo de Sto Agostinho com Platão e como isso se reflete na sua filosofia?
􀂾 Na filosofia de Agostinho há um dialogo constante com Platão. A idéia de Platão de que o
homem é um corpo que se serve de uma alma é crucial para o pensamento de
Agostinho, que faz uma navegação pelo reino da alma partindo desta inspiração em
Platão.
Explique a metafísica da interioridade de Sto Agostinho?
􀂾 O objetivo da reflexão de Agostinho é o eu interior. Para este filosofo Deus, além de ser
uma realidade transcendente é uma realidade interna, gravada na alma humana. A
alma é esta chama divina dentro de nós, mas que costuma estar encoberta pelas
paixões, vícios e desejos humanos, que são carnais e materiais. Assim, há um
dilaceramento e necessidade de iluminação interior, que se alcança sublimando as
paixões.
. Compare os caminhos lógico e alógico no processo de iluminação interior em Sto
Agostinho.
􀂾 O caminho lógico é o da reflexão e da inteligência (que é uma das partes da alma); O
conhecimento é extraído do próprio interior do homem, ou seja, a alma extrai dela
mesma toda idéia; o conhecimento das idéias leva ao conhecimento da verdade e ao
alcançar a verdade o homem também alcança Deus; porém este caminho não é uma
simples operação intelectual, o abandono dos sentidos é um pré-requisito fundamental,
pois só a parte superior da alma tem conhecimento das idéias, da verdade e de Deus. O
caminho alógico é o caminho do amor (parte sensível da alma); é uma operação de
iluminação intima da sensibilidade; O amor é o senso de união que busca a bondade e a
beleza. Esta iluminação se desenvolve com o amor caritas.
O que significa conhecer a si mesmo em Sto Agostinho?
􀂾 Significa conhecer-se como imagem de Deus. Neste sentido, o nosso pensamento é
recordação de Deus e o conhecimento que encontra é uma recordação da imagem de
Deus. Deus é o que há de mais profundo na alma humana.
Compare o amor caritas ao amor cupiditas.
􀂾 O amor caritas é o desejo de unidade com o semelhante, procurada de forma
espontânea altruísta e generosa, dedicado a Deus e aos homens em função de Deus. O
amor cupiditas é o amor pelas coisas materiais, dedicado àquilo que é transitório e a si
mesmo.
. Como estão vinculadas as leis eterna, natural e humana? Explique cada um desses
termos de Sto Thomas de Aquino
􀂾 As Leis Eternas são o plano racional de Deus e a ordem do universo, das quais emanam
as Leis Naturais, gravadas na razão, que ordenam fazer o bem (viver em sociedade,
conservar-se e conhecer a verdade) e evitar o mal, porém, como o homem é dominado
por vícios e paixões, constantemente procura o mal e evita o bem, para reprimir isto
existem as Leis Humanas, cujo papel é fazer o homem seguir as leis da natureza; para
isso elas tem poder coercitivo.
Como Sto Thomas de Aquino define a justiça?
􀂾 Há dois tipos de justiça, a comutativa, que existe no intercambio de duas pessoas e a
distributiva, que distribui na comunidade os bens de modo proporcional. Para Sto
Thomas a justiça é a disposição de se atribuir a cada um o seu direito.

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