quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Primeira avaliação

A primeira avaliação a gente nunca esquece! Fizemos ontém a primeira avaliação quantitativa do curso de direito na FFB que embora valesse apenas um pontinho na chamada prova parcial deu para perceber um pouco o estilo de perguntas da professora Renata Neris. Percebemos o nível de questionamento e o foco de abordagem da professora pelo teor das perguntas. Em pequenas conversas com a Renata deu pra perceber o valor nacionalista da professora que me parece ser uma entusiasta das chamadas causas sociais. Isso nos remete uma sensação de que teremos aulas na epistemologia do direito bem focadas de um alto grau de "humanidade" em suas ponderações. Isso ficou evidente no primeiro contato nosso com a professora quando assistimos o filme "Ilha das flores" um curta metragem brasileiro que detalha toda a rede de consumo espoliante e excludente e ficou ainda mais firmado quando nossa professora finalizou a aula fazendo uma crítica justa ao "direito posto dos estados nazistas" que justificaram a dizimação social e humana dos judeus.

As perguntas elaboradas em relação ao livro a Luta pelo direito de Ihering por Renata, nos mostraram mais ainda o grau de preocupação social da professora. Isso nos edifica e nos remete a esperança de que podemos encontrar no meio da norma rígida e fria, operadores do direito, como a nossa professora de epistemologia, que se empolga e vibra com o conhecimento e ainda nos estimula para uma prática do direito humana e que busque a tão sonhada justiça.

Aos colegas de sala espero que possamos cada vez mais nos organizarmos para que o nosso processo de ensino aprendizagem seja mais valorizado e que possamos ser criativos para a execução de novos projetos que visem a integração dos nossos conhecimentos com a experimentação lúdica tão essencial para a valorização do aprendizado e a nossa formação por completo.

Um abraço a todos!

Nenhum comentário: