sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Fontana não pediu nova constituição...

Fontana acusa mídia de criar factóide sobre 3º mandato de Lula
Ao divulgar que a liderança do governo na Câmara encomendou estudo sobre a possibilidade jurídica da convocação de uma constituinte exclusiva para fazer uma reforma política, o líder Henrique Fontana (PT-RS), diz que a imprensa criou um factóide para discutir a proposta de um terceiro mandato para o presidente Lula. Ele negou qualquer pedido à biblioteca da Câmara de um estudo dessa natureza, mas reconheceu que a funcionária da liderança Aquina Brose fez individualmente a solicitação para um trabalho acadêmico.

Henrique Fontana diz que tanto ele quanto o presidente Lula são contra a idéia do terceiro mandato. Afirmou ainda que o debate sobre reforma política ficará para 2009, uma vez que as prioridades no momento são a desobstrução da pauta e a votação do Fundo Soberano do Brasil (FSB).

O assunto foi divulgado pela CNB e FolhaOnline nesta terça (14) e provocou reação contrária da oposição que vê na intenção de mudança constitucional a possibilidade de permitir que o presidente concorra a um terceiro mandato, favorecido pela sua alta popularidade.

Na análise da liderança a intenção de provocar a pauta do terceiro mandato foi tão clara que a CBN utilizou como fonte na matéria o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), árduo defensor do terceiro mandato para Lula. O parlamentar ficou surpreso com a notícia e achou que o governo havia encampado sua tese de revisão.

Nenhum comentário: